quarta-feira, 4 de março de 2020

Chega ao Brasil o novo Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport

Modelo de nova geração substitui o carro campeão de 2017 com Marcel Visconde e Ricardo Mauricio.


A Stuttgart Motorsport recebeu há poucos dias o novo Porsche 911 GT3 R que será usado na temporada de 2020. Ele substitui o 911 GT3 R anterior (com o qual os pilotos Marcel Visconde e Ricardo Mauricio conquistaram o título do Endurance Brasil em 2017) e tem a missão de levar a equipe a continuar a sequência de bons resultados obtidos nos últimos três anos: 19 "Top 3" em 22 provas disputadas e nenhuma ocorrência de falha mecânica.

“O carro anterior nos deu muitas alegrias e contribuiu para elevar o interesse pelo Endurance Brasil. Fomos campeões em 2017 e nos dois anos seguintes outras equipes passaram a trazer carros GT3, motivando a criação de uma categoria própria para eles”, analisa Marcel Visconde. “Houve uma evolução técnica e a Stuttgart Motorsport acompanha esse movimento ao trazer o 911 GT3 R da nova geração. Temos expectativas muito positivas para a temporada de 2020”, confia o piloto, que formará dupla com Ricardo Mauricio pelo quarto ano consecutivo.

A temporada 2020 do Endurance Brasil terá oito etapas e começará no dia 4 de abril no autódromo de Curitiba.

O novo Porsche 911 GT3 R

O 911 GT3 R é fabricado pela Porsche Motorsport especialmente para equipes particulares disputarem campeonatos nacionais e internacionais de endurance, como o da IMSA, nos Estados Unidos, e o Intercontinental GT Challenge, baseado na Europa. Em relação ao antecessor, o 911 GT3 R apresentado em 2019 apresenta evoluções importantes na eficiência aerodinâmica, dirigibilidade e segurança para o piloto, além de apresentar custos mais baixos de manutenção e peças de reposição.

Baseado no 911 GT3 RS de rua, o novo 911 GT3 R possui motor de 6 cilindros boxer atmosférico de 4 litros com aproximadamente 550 HP de potência. O motor é equipado com injeção direta de combustível e ajuste variável dos tempos de válvulas. O câmbio é sequencial com seis marchas com shift paddles no volante. A embreagem tem controle eletro-hidráulico que elimina a necessidade de pedal.

A carroceria de baixo peso do 911 GT3 RS de rua possui construção em alumínio e aço e fornece a base do GT3 R de corrida. Teto, seção dianteira, arcos das rodas, portas, laterais e seção traseira, bem como o acabamento interno, são feitos em material composto de fibra de carbono. Todas as janelas são de policarbonato.

A aerodinâmica do 911 GT3 R segue o exemplo do carro de rua. As entradas de ar frontais aumentam a carga aerodinâmica no eixo dianteiro. A asa traseira, com 1.900 mm de largura e 400 mm de profundidade, proporciona o balanço aerodinâmico adequado. Os pneus dianteiros tiveram o diâmetro aumentado de 650 para 680 mm. Em conjunto com os novos triângulos duplos de suspensão, eles asseguram melhores frenagens e maior consistência durante toda a corrida. O sistema de freios também foi alterado, oferecendo ABS de maior precisão. Os discos de freio têm 390 mm na frente (com pinças de seis pistões) e 370 mm atrás (com pinças de quatro pistões).



Para melhorar a eficiência nos pit stops, o tanque de combustível de 120 litros pode ser enchido tanto pelo lado esquerdo quanto pelo lado direito do carro. Portas e janelas laterais são removíveis e o novo banco proporciona ainda mais proteção ao piloto em caso de colisão. O assento tem seis pontos de fixação. Em combinação com a caixa de pedais ajustável, o centro de gravidade do piloto é otimizado e oferece maior segurança em caso de impacto. Adicionalmente, o piloto é protegido por um elemento lateral posicionado na porta esquerda feito em alumínio e Kevlar com espuma plástica para absorver impactos.

No cockpit, todos os controles foram alinhados para attender às necessidades do piloto. Pela primeira vez, o 911 GT3 R passa a ter ar condicionado com conexão diretas ao assento e ao capacete do piloto, ajudando-o a manter a concentração e a constância de desempenho ao longo da corrida.

Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche  - Luiz Alberto Pandini

Foto: Sposito Studio

Nenhum comentário:

Postar um comentário