terça-feira, 7 de outubro de 2014

Seletiva de Kart Petrobras: Treinos da 4ª Etapa classificatória começam nesta quarta-feira

Etapa que acontece junto com a Copa Brasil de Kart terá os principais pilotos do país disputando as últimas três vagas da Seletiva de Kart Petrobras.



Nessa quarta-feira (dia 8), em Itumbiara, Goiás, os principais pilotos de todo Brasil entrarão na pista para os primeiros treinos da Copa Brasil de Kart, evento que será disputado juntamente com a 4ª Etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras para os kartistas da categoria Graduados. Os pilotos estarão na pista do Kartódromo Dr. Henrique Santillo a partir das 13h46 para acelerar e acertar os karts. Na quinta-feira (9), já começam os treinos classificatórios.

No grid, estarão os pilotos que ainda não conseguiram a classificação para a final da Seletiva de Kart Petrobras, evento patrocinado pela Petrobras e Petrobras Distribuidora, e a disputa promete ser acirrada pelas três últimas vagas e o título da Copa Brasil de Kart. Entre os competidores que buscam uma vaga estão o paulista Giuliano Raucci, campeão brasileiro da categoria Júnior no ano passado e 6º colocado no Mundial de kart de 2013; o gaúcho Matheus Leist, vice-campeão da Seletiva de Kart Petrobras em 2013; o goiano Joaquim Junqueira, campeão goiano de kart e duas vezes finalista da Seletiva (2012 e 2013); o gaúcho Bruno Bertoncello, também finalista no ano passado, além de outros fortes nomes.

Correndo em casa, Junqueira espera novamente colocar o estado de Goiás com um representante na final. "As expectativas para corrida são boas, mesmo tendo corrido apenas o Brasileiro de Sudam esse ano, nós temos conseguido andar na frente", conta o piloto, que acrescenta: "A última vez que corri em Itumbiara foi pela categoria Júnior, mas já conheço um pouco a pista e acho que isso pode me ajudar muito".

Giuliano Raucci, que nas três etapas classificatórias da Seletiva de Kart Petrobras teve alguns problemas e não conseguiu conquistar a vaga, diz estar preparado e confiante para chegar à grande final. "Venho trabalhando desde o começo do ano para conseguir essa vaga da Seletiva de Kart Petrobras, mas infelizmente tivemos problemas mecânicos ou saí da pista por disputa na prova, mas desde o Brasileiro nos desenvolvemos bem e estamos muito preparados e vamos com força total para conquistar a vaga", enfatiza Raucci.

O vice-campeão da Seletiva de Kart Petrobras de 2013, Matheus Leist, que também tentou a vaga para a final desse ano na etapa passada, no Maranhão, falou um pouco sobre a corrida e seu objetivo em Itumbiara. "Acho que vai ser uma corrida difícil, pois corri mais de fórmula do que de kart esse ano e é a minha primeira vez na pista de Itumbiara, mas será uma corrida bem legal", acredita Leist, que vem disputando este ano a F-3 Brasil Light. "É a segunda vez que vou tentar a vaga para a Seletiva de Kart Petrobras este ano. Não consegui no Maranhão por causa de um problema no do motor, mas é o principal objetivo".

Os três últimos finalistas da Seletiva de Kart Petrobras serão conhecidos no sábado, dia 11, e se juntarão aos pilotos já selecionados: Vinícius Papareli (SP), Victor Matzenbacker (RS), Vitor Baptista (SP), Zaiya Fontana (RJ), Renato Junior (RJ), Mauro Auricchio (SP), Yurik Carvalho (SP), Matheus Iorio (SP) e Pietro Rimbano (SP).

Confira a programação para a etapa classificatória em Itumbiara:

Quarta-feira, dia 8
13h46 às 14h06 - 1º Treino Oficial
16h04 às 16h24 - 2º Treino Oficial

Quinta-feira, dia 9
13h56 às 14h21 - 3º Treino Oficial
16h00 - Início Tomada de Tempo

Sexta-feira, dia 10
13h20 às 13h27 - Warm-Up da Categoria Graduados
15h15 - Início da 1ª Bateria Classificatória
Na Sequência - Início da 2ª Bateria Classificatória

Sábado, dia 11
11h50 às11h57 - Warm up
13h00 - Final

Seletiva de Kart Petrobras - Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva será composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam - que há mais de 10 anos apoia o evento.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Texto: FG COM
Foto: Fábio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário