sábado, 11 de outubro de 2014

Seletiva de Kart Petrobras: Leist, Junqueira e Bertoncello ficam com as últimas vagas em Goiás

Dois gaúchos e um goiano "carimbam seus passaportes" para a final da Seletiva de Kart Petrobras, após a final da Copa Brasil de Kart deste sábado em Itumbiara, que teve Olin Galli como campeão.



Como já era esperado, a final da categoria Graduados na Copa Brasil de Kart, realizada neste sábado (dia 11), em Itumbiara, Goiás, foi bastante movimentada, com muita emoção, disputas e algumas batidas. Após as 25 voltas no kartódromo Dr. Henrique Santillo, o carioca Olin Galli - atual campeão da Seletiva de Kart Petrobras - foi o vencedor e faturou o título.

Na briga pelas três últimas vagas na final da 16ª edição da Seletiva, os classificados foram os gaúchos Matheus Leist e Bruno Bertoncello e o goiano Joaquim Junqueira, três ex-finalistas que se unem agora aos nove pilotos já classificados: Vinícius Papareli (SP), Victor Matzenbacker (RS), Vitor Baptista (SP), Zaiya Fontana (RJ), Renato Junior (RJ), Mauro Auricchio (SP), Yurik Carvalho (SP), Matheus Iorio (SP) e Pietro Rimbano (SP). Os 12 brigarão pelo título da Seletiva de Kart Petrobras no final deste mês, nos dias 27, 28 e 29, em Guaratinguetá (SP).

Já conhecido por seus macacões inusitados, Galli chegou ao título neste sábado usando um macacão que lembrava uma roupa de presidiário. Na final da Seletiva de 2013, o carioca usou um "macacão fraque" e já apareceu com um macacão do personagem Chapolin, entre outros. Largando na pole, Galli não teve vida fácil e a disputa pela vitória foi intensa com Luca Travaglini, atual campeão brasileiro, e o experiente André Nicastro.

Travaglini ficou em segundo, seguido por Dennis Dirani. Nicastro envolveu-se em uma batida com o paulista Vinícius Papareli, nas voltas finais, e deu adeus ao título, com os dois saindo da disputa. Em seguida, vieram os pilotos com idade para disputar a final da Seletiva e que garantiram as vagas: Leist foi o quarto, Junqueira o quinto e Bertoncello terminou em sétimo.

Os paulistas Juan Vieira e Giuliano Raucci, que estavam bem na disputa, acabaram ficando de fora. Vieira estava com a vaga praticamente assegurada, mas - quando era o sétimo colocado na prova - o para-choque de seu kart caiu e ele foi obrigado a parar nos boxes, saindo da briga. Já Raucci perdeu posições na largada, mas vinha tentando se recuperar. No final, travou um duelo forte com Bertoncello e Luca Castiglia pela terceira vaga, além de Mauro Auricchio (já classificado para a final da Seletiva de Kart Petrobras deste ano). No entanto, em uma investida mais forte, Raucci acabou ficando pra trás.

Vice-campeão da Seletiva em 2013, Leist estava feliz com a conquista da vaga, que era o seu principal objetivo, já que este ano o piloto está correndo na F-3 Brasil. "No começo da prova, vim acompanhando os líderes e estava entre os três primeiros. Mas meu kart começou a perder rendimento e passei a administrar. Vi que logo atrás de mim não tinha nenhum piloto na briga pela vaga e, no final, terminei em quarto e consegui a classificação", contou o gaúcho de 16 anos. "Fui vice-campeão da Seletiva no ano passado e agora espero que dê tudo certo para ficar com a vitória", completou.

Correndo em casa, Junqueira chegou a sua terceira final na Seletiva. O goiano, de 18 anos, só havia disputado o Brasileiro de Kart este ano, na categoria Sudam, e vai intensificar os treinos a partir de agora para a final. "Na sexta-feira, nas baterias classificatórias, os resultados não foram tão bons para mim. Este ano, eu só corri o Brasileiro, então vim acertando o kart ao longo da disputa e consegui chegar na frente hoje e ficar com a vaga", comemorou. "Sem dúvida, minha experiência vai ajudar na final da Seletiva, mas preciso voltar a treinar e me preparar bem", continuou o piloto, que gostou do novo formato de premiação da Seletiva este ano. "Achei bem legal e pode ajudar mais pilotos, com experiências diferentes, como o treino de fórmula na Europa, a experiência no simulador de F-1, entre outros", concluiu.

O gaúcho Bertoncello também elogiou a nova premiação. "O prêmio em dinheiro para o campeão diminuiu, mas no final o que vale é o futuro da nossa carreira e este formato abre muitas portas, principalmente para os pilotos que têm dificuldade em conseguir patrocínio, porque o custo financeiro é muito alto", ressaltou. O kartista de 16 anos também comentou sobre a conquista da vaga neste sábado. "Foi um pouco difícil. Na sexta, na primeira bateria, não consegui terminar em virtude de uma quebra. Na segunda, tive um problema na bomba do motor e fiquei atrás. Hoje, larguei em décimo e estou feliz por ter dado tudo certo e conseguido a vaga. Mas não foi fácil. No pelotão que eu estava, havia outros pilotos com chances de se classificar e a briga foi grande", finalizou.

Patrocinada pela Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva já está em sua 16ª edição e é um dos principais eventos de kart do país. Dos 12 finalistas de 2014, cinco estarão na briga pelo Troféu Lubrax, que será concedido ao melhor estreante na decisão, com o prêmio de 5 mil reais em dinheiro. São eles: Victor Matzenbacker, Zaiya Fontana, Mauro Auricchio, Yurik Carvalho e Matheus Iorio. Os demais já disputaram a final ao menos uma vez. Joaquim Junqueira e Renato Junior são os mais experientes e estarão em sua terceira decisão na Seletiva de Kart Petrobras.

Resultado da bateria final em Itumbiara:
1) 4-Olin Vieira Galli, 25 voltas
2) 53-Luca Ribeiro Travaglini, a 0.228
3) 128-Dennis Dirani, a 0.848
4) 818-Matheus Tobias Leist, a 2.944
5) 11-Joaquim Affonso Junqueira, a 3.901
6) 101-Jonathan Louis dos Santos, a 8.298
7) 111-Bruno Bertoncello dos Santos, a 9.605
8) 115-Luca Sanmartins Perez Castiglia, a 11.365
9) 276-Evandro B. B. Bambirra, a 11.992
10) 25-Giuliano Yazbek Raucci, a 15.788
11) 91-Lucca Croce, a 17.146
12) 1-Andre Nicastro, a 1 volta
13) 218-Vinicius M. Papareli, a 1 volta
14) 46-Mauro Auricchio, a 5 voltas
15) 23-Victor Coelho Franzoni da Silva, a 9 voltas
16) 33-Juan Gustavo Ferreira Uchoa Vieira, a 12 voltas
17) 42-Igor Sezervencio Neri, a 16 voltas
18) 48-Lucas Faria Nogueira, a 21 voltas
19) 155-Zaiya Curry O. Fontana, a 23 voltas
20) 10-Pedro Fortes de Carvalho, a 24 voltas


Texto: FG Comunicação
Foto: Fábio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário