sábado, 19 de outubro de 2013

World Series: Em prova de sobrevivência, Pietro Fantin fecha sábado em Barcelona no top-10

Na corrida deste sábado no circuito Barcelona-Catalunya, o curitibano ficou livre dos muitos incidentes que marcaram a etapa e terminou mais uma vez na zona de pontuação ao cruzar a linha de chegada em nono.



A prova que abriu o último fim de semana da temporada 2013 da Formula Renault 3.5, principal categoria da World Series by Renault, neste sábado (19), em Barcelona, foi bastante acidentada do começo ao fim. Numa prova de sobrevivência como esta, onde o desgaste dos pneus também jogou contra muitos pilotos, levou a melhor quem soube ficar livre dos problemas e resistir até à bandeira quadriculada. Foi o caso de Pietro Fantin. Depois de largar da 23ª colocação, o curitibano soube tirar proveito das confusões ao longo da peleja, fez uma corrida limpa e conseguiu cruzar a linha de chegada em nono, finalizando mais uma vez na zona de pontuação em sua temporada de estreia na World Series.

Depois de ter exibido um ritmo bastante promissor nos dois testes coletivos que a categoria promoveu na sexta-feira no circuito Barcelona-Catalunya, Fantin não conseguiu tirar do seu carro o melhor rendimento para a sessão classificatória, neste sábado pela manhã. Em sua volta rápida, o piloto da Arden Caterham acabou sendo atrapalhado por um oponente mais lento à sua frente e, com os pneus já desgastados, não conseguiu mais do que a 23ª marca, com 1min30s907.

A corrida, que teve Kevin Magnussen como pole, teve um acidente múltiplo logo na curva 2, envolvendo nada menos que sete pilotos. O safety-car foi acionado para que os fiscais de pista pudessem remover os detritos dos carros do asfalto catalão. Pietro acabou sendo um dos beneficiados pelo incidente em Barcelona e, em relação à posição de largada, ganhou dez colocações, subindo para 13º.

Com a corrida retomada, Pietro teve de lidar com o desgaste dos pneus ao mesmo tempo em que lutava para subir mais posições, o que foi um tanto difícil, já que Barcelona não costuma proporcionar tantas ultrapassagens. Ainda assim, o brasileiro de 21 anos conseguiu conquistar uma colocação, avançando para 12º. Mas o fim da corrida, quando restavam quatro voltas, reservou outra surpresa positiva para Fantin, quando três pilotos sofreram problemas distintos e ficaram para trás. Daí pra frente, coube ao curitibano administrar o top-10 para pontuar novamente na temporada.

A prova foi vencida de ponta a ponta por Magnussen, piloto da Dams. Com o resultado, o dinamarquês conquistou o título de 2013 da Formula Renault 3.5 com uma corrida de antecipação, superando seu principal concorrente neste ano, o novato belga Stoffel Vandoorne.

O último dia da temporada 2013 da Formula Renault 3.5 será neste domingo, quando a categoria realizará mais uma sessão classificatória, que vai definir o grid de largada da derradeira corrida do ano, que, diferente do sábado, prevê um pit-stop obrigatório entre as voltas 5 e 17.

Pietro Fantin:

"Antes de tudo, gostaria de dar os parabéns ao Kevin, que conquistou o título de forma merecida. A corrida foi marcada por muitos acidentes, mas conseguimos ficar livres de todos eles e tiramos algum proveito, ganhando posições importantes. Fiz a minha corrida, busquei o melhor ritmo possível. Foi difícil porque Barcelona é uma pista muito exigente fisicamente, e como o asfalto é um pouco abrasivo, quando os pneus traseiros acabam, você briga muito com o carro, então isso é desgastante. Foi uma corrida boa, fico satisfeito por estar no top-10, que é uma ótima posição para quem largou lá de trás. Só lamento ainda pela classificação, dava para ter largado bem mais à frente, mas faz parte. Amanhã é juntar tudo e buscar um ritmo de classificação melhor e lutar por outro top-10."

Confira o resultado da corrida 1 da Formula Renault 3.5 em Barcelona: (dez primeiros)

1) Kevin Magnussen - DAMS, 46m32.366, 27 voltas
2) Will Stevens - P1/Strakka, +0.849
3) Stoffel Vandoorne - Fortec, +11.582
4) Antonio Felix da Costa - Arden Caterham, +23.899
5) William Buller - Zeta, +29.431
6) Zoel Amberg - Pons, +30.196
7) Matias Laine - P1/Strakka, +33.363
8) Daniil Move - SMP/Comtec, +37.209
9) Pietro Fantin - Arden Caterham, +42.491
10) Oliver Webb - Fortec, +43.543


Texto: EverSports
Foto: Paolo Pellegrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário