domingo, 20 de outubro de 2013

Satisfeito com evolução ao longo do ano, Pietro Fantin completa temporada de estreia na World Series

Depois dos testes de pré-temporada e 17 corridas entre abril e outubro, o curitibano concluiu neste domingo seu primeiro ano como piloto da categoria feliz com o aprendizado adquirido.



Terminou neste domingo (20), no circuito Barcelona-Catalunya, a temporada 2013 da Formula Renault 3.5, a categoria principal da World Series by Renault. O ano foi especial e, ao mesmo tempo, desafiador para Pietro Fantin. Depois de fazer dois campeonatos na Formula 3 Inglesa, o curitibano concluiu sua estreia numa das principais categorias de base do automobilismo mundial muito satisfeito com o que alcançou neste período em termos de evolução e aprendizado.

A última corrida do ano foi realizada na tarde deste domingo no circuito catalão. O piloto do carro #4 da equipe Arden Caterham conquistou, pela manhã, na sessão classificatória, a 17ª posição do grid de largada. A tomada de tempos foi cancelada em sua metade por conta da neblina.

Pietro teve de realizar uma corrida de recuperação, e vinha cumprindo bem seu papel, uma vez que já ocupava a 16ª posição na quinta volta. No giro seguinte, o piloto foi aos boxes para cumprir seu pit-stop obrigatório. Entretanto, logo após a parada, o brasileiro cometeu um erro e deixou o carro morrer, e isso arruinou suas esperanças de obter um bom resultado. Sem ter nada a perder, Fantin andou no mesmo ritmo do líder, Kevin Magnussen, e, como prova deste bom desempenho, cravou a segunda melhor volta da corrida, terminando em 20º.

Apesar de obviamente não estar satisfeito com o desfecho de sua primeira temporada na World Series, Pietro ficou contente com o trabalho desenvolvido ao longo do ano e destacou o entrosamento com a Arden Caterham e também com seu companheiro de equipe, o português António Félix da Costa. Na visão do curitibano, toda a experiência adquirida ao longo de 2013 servirá para deixa-lo ainda mais forte para buscar uma posição melhor no ano que vem, com o pensamento focado no título, mas considerando também um lugar entre os cinco primeiros desta forte e equilibrada categoria.

A temporada 2013 acabou neste domingo, mas Pietro já começa a se preparar visando 2014. Isso porque nesta semana, na terça e na quarta-feira, o piloto vai encarar dois dias de testes, novamente no circuito Barcelona-Catalunya, pela equipe italiana Draco.

Pietro Fantin:

"A última corrida do ano não foi o que a gente esperava. Acabei cometendo um erro na saída do pit-stop e deixei meu carro morrer. Foi uma pena. Mas depois disso, meu ritmo de corrida foi muito bom, andei no mesmo ritmo dos líderes e ainda registrei a segunda volta mais rápida da prova. Aproveitei que não tinha nada a perder e fiz uma boa corrida, fiquei satisfeito com meu desempenho."

Avaliação da temporada:

"O balanço geral é positivo. Estou muito feliz com este meu primeiro ano na World Series. Foi uma temporada de muito aprendizado. No fim das contas, fui bem, conheci pistas novas, guiei um carro completamente novo, com muito downforce, evoluí muito como piloto. Aprendi demais com a equipe, muito com o António. Agora é me preparar ainda mais e começar a pensar no ano que vem, quando estarei mais experiente. Aí sim, almejo buscar uma posição entre os cinco primeiros do campeonato e, quem sabe, até o título."


Texto: EverSports
Foto: Paolo Pellegrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário