quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pietro Fantin destaca aprendizado e encerra temporada de estreia na World Series em Barcelona

Curitibano se considera satisfeito com evolução obtida ao longo de 2013 e, confiante na performance do carro e no trabalho da Arden Caterham, planeja fechar seu debute na categoria somando pontos importantes no recém-batizado circuito Barcelona-Catalunya.



Pietro Fantin encerra neste fim de semana (19 e 20) sua primeira temporada como piloto da Formula Renault 3.5, principal categoria da World Series by Renault, com a disputa da nona e derradeira etapa de 2013, a ser realizada no circuito Barcelona-Catalunya. Correndo pela Arden Caterham, o curitibano de 21 anos enfrentou um ano de muito aprendizado e descobertas, seja no trabalho realizado com a escuderia, seja convivendo com um experiente companheiro de equipe que tem grandes chances de estar no grid da Formula 1 em 2014, como também conhecendo novas e importantes pistas do automobilismo mundial.

No fim das contas, ao avaliar seu trabalho desde os testes de pré-temporada, no começo do ano, até o desfecho desta sua temporada de estreia, Pietro faz um balanço positivo ao destacar a evolução alcançada ao longo dos últimos meses. Embora reconheça que ainda é preciso melhorar seu ritmo em classificações, Fantin se notabilizou por fazer boas corridas, alcançar belas reações em meio a um grid extremamente competitivo e também por ter sido presença constante no pódio dos novatos do ano. A expectativa para a etapa final então será mostrar boa performance nas tomadas de tempos, e depois, buscar somar pontos importantes para fechar a temporada novamente no top-10.

Com 4.655 metros de extensão, Barcelona-Catalunya será o palco do desfecho deste primeiro ciclo de Fantin na World Series. Para o tradicional circuito catalão, o brasileiro prevê um fim de semana equilibrado, uma vez que praticamente todos os pilotos do grid têm boas referências por conta dos testes realizados lá no começo do ano. A Arden Caterham tem ótimo retrospecto recente em Barcelona. António Félix da Costa, companheiro de equipe de Pietro, venceu as duas corridas disputadas no ano passado, enquanto Alexander Rossi, antecessor do curitibano, detém o recorde da pista, com 1min32s347, estabelecido também em 2012.

A programação em Barcelona terá início nesta sexta-feira com a disputa de dois testes coletivos, com duração de uma hora cada. No sábado, os 26 pilotos do grid disputarão o treino classificatório que define o grid de largada da primeira corrida do fim de semana, com duração de 44 minutos e mais uma volta. Para domingo, será realizado mais um treino classificatório, que determinará o alinhamento inicial da corrida final, desta vez com um pit-stop obrigatório entre as voltas 5 e 17. Kevin Magnussen, da Dams, soma 224 pontos e disputa o título contra o belga Stoffel Vandoorne, da Fortec, que tem 181.

Pietro Fantin:

"Me sinto bem preparado. Fiz algumas sessões de testes no simulador, e além disso, Barcelona é sempre uma referência, já que todos os pilotos conhecem bem a pista. Parece fácil, mas é bem técnica, com curvas de várias características, exige muito downforce. Acredito que vai ser muito apertado lá. Meu objetivo é, sem dúvida, melhorar a classificação, pois meu ritmo de corrida tem sido bom. Acho que teremos um carro competitivo, então a meta será somar bons pontos no fim de semana."

Programação da Formula Renault 3.5 em Barcelona (horários de Brasília):

Sexta-feira (18):
6h às 7h - Teste coletivo 1
10h50 às 11h50 - Teste coletivo 2

Sábado (19):
5h30 às 6h - Classificação 1
9h - Corrida 1

Domingo (20):
(horário brasileiro de verão)
4h45 às 5h15 - Classificação 2
9h15 - Corrida 2


Texto: EverSports
Foto: Paolo Pellegrini

Nenhum comentário:

Postar um comentário