segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Com três vitórias em 2013, Bruno Bonifacio termina temporada da Formula Renault Alps em terceiro

Depois de um importantíssimo ano de aprendizado e experiência no currículo, piloto paulista falou sobre a relevância da categoria na formação de jovens talentos do automobilismo mundial após ter conquistado importantes marcas e chegar a brigar pelo título nesta temporada.



Outubro marca o fim de um importante ciclo para Bruno Bonifacio. Depois de um ano inteiro de trabalho árduo, acúmulo de experiência e muito aprendizado, o paulista encerra neste mês sua temporada na Formula Renault. No último fim de semana (5 e 6), Bruno esteve na pista para disputar a sétima e última etapa da divisão Alps, em Ímola. A jornada no tradicional circuito italiano foi difícil, com dois abandonos para o brasileiro, mas, no fim das contas, o balanço geral de 2013 é positivo. Aos 18 anos, o piloto da Prema Powerteam terminou o campeonato em terceiro lugar e, mais do que a colocação, ficou satisfeito com tudo o que alcançou durante a temporada.

Ao todo, foram 14 corridas disputadas em 2013, com a temporada começando em 6 de abril no circuito de Vallelunga. Antes, no entanto, Bruno teve um bom início com o carro da Formula Renault nos testes da pré-temporada. E sua evolução como piloto se fez notar em cada uma das corridas. Foram três vitórias (incluindo a primeira corrida do ano, além das primeiras provas em Spa-Francorchamps e Mugello), seis poles e outros seis pódios. Números bastante expressivos para uma temporada completa num campeonato tão disputado quanto o da divisão Alps.

Durante praticamente todo o ano, Bonifacio esteve diretamente envolvido na briga pelo título e teve como principal adversário Antonio Fuoco, que é um dos membros da Ferrari Driver Academy. Ao longo do campeonato, os dois travaram duelos empolgantes, ora um, ora outro levando a melhor. Entretanto, após a pausa para as férias de verão na Europa, Bruno sofreu muito com problemas mecânicos e incidentes dentro da pista, acabando por perder o bom momento e ver o título escapar para as mãos do italiano.

Apesar disso, Bonifacio se mostrou muito satisfeito com a experiência acumulada em 2013. Mesmo os problemas, que fazem parte da vida de qualquer piloto, ensinaram muito a Bruno, que se sente muito mais forte e melhor depois do aprendizado vivido durante o campeonato e a intensa disputa pelo título. Além de todo o trabalho realizado na divisão Alps, o piloto ainda teve outra grande experiência em sua carreira ao testar, no mês passado, um carro de Formula 3 Europeia da Prema Powerteam.

A jornada de Bonifacio na Formula Renault Alps se encerrou, mas o brasileiro ainda terá seu último compromisso oficial nas pistas em 2013. Dentro de duas semanas, entre 19 e 20 de outubro, Bruno estará em Barcelona para fechar de vez sua temporada com a disputa da etapa final da Formula Renault 2.0 Eurocup, campeonato que também participou de forma integral neste ano. Depois disso, os pensamentos do piloto paulista estarão concentrados em 2014.

Bruno Bonifacio:

"Foi um ano de um aprendizado muito grande. Cresci muito e amadureci em vários aspectos. Algumas situações e erros nos tiraram da disputa apenas no finalzinho do campeonato. Mas tenho a certeza de que vou tirar proveito dessas experiências para evoluir e voltar ainda mais forte nos próximos campeonatos que disputarei. A Formula Renault Alps é um campeonato bastante importante no desenvolvimento da nossa carreira. É muito competitivo, com pistas técnicas e que aceita poucos erros, além de reunir características essenciais para a formação dos pilotos. Então, no fim das contas, a temporada acabou sendo positiva."


Texto: EverSports
Foto: Prema PowerTeam

Nenhum comentário:

Postar um comentário