terça-feira, 24 de setembro de 2013

World Series: Pietro Fantin disputa 8ª etapa da temporada em Paul Ricard de olho em volta ao top-10

Curitibano da Arden Caterham aposta no potencial do carro e tem companheiro de equipe como referência para retornar à briga por pontos depois de etapa complicada no circuito de Hungaroring.



A oitava e penúltima etapa da temporada 2013 da Formula Renault 3.5, a principal categoria da World Series by Renault, acontece neste fim de semana (28 e 29) no tradicional circuito de Paul Ricard, em Le Castellet, na França. A rodada dupla realizada no traçado gaulês é vista por Pietro Fantin como ideal para voltar ao grupo dos pontuadores do campeonato. Depois de uma etapa marcada pelo mau tempo em Hungaroring, há duas semanas, o curitibano confia em poder retornar ao top-10 e aposta no potencial do carro da Arden Caterham para exibir boa performance neste fim de sua temporada de estreia no certame.

Debutante na World Series, o curitibano de 21 anos vai encarar um circuito conhecido. Em 2011, no seu primeiro ano completo na Formula 3 Inglesa, Pietro disputou uma rodada tripla em Paul Ricard, enquanto na pré-temporada da World Series, neste ano, ele cumpriu mais dois dias intensos de testes. E para aprimorar ainda mais sua performance no traçado, o piloto trabalhou com afinco no simulador da Arden Caterham, na Inglaterra. Além da preparação visando o fim de semana, Fantin conta com outro importante aliado para se ambientar ainda mais à pista: seu companheiro de equipe, António Félix da Costa, obteve uma vitória na rodada dupla em Le Castellet no ano passado e servirá como principal referência do brasileiro neste fim de semana.

Por todos esses fatores, a expectativa de Pietro para Paul Ricard é bastante positiva. Entretanto, o fator climático poderá mais uma vez ser determinante nesta etapa. Isso porque a previsão do tempo aponta considerável chance de chuva para o fim de semana. No sábado, a meteorologia aponta 10% de possibilidade de corrida com a pista molhada, enquanto para domingo esta porcentagem aumenta para 40%. Fantin, no entanto, torce por pista seca para os dias de atividade no circuito francês, que, para a World Series, terá extensão de 5.842 metros.

Seguindo o cronograma padrão da categoria, a programação da oitava etapa da Formula Renault 3.5 tem início nesta sexta-feira com a disputa de dois testes coletivos, com duração de uma hora cada. No sábado, os 26 pilotos do grid voltam à pista para o treino classificatório que define o grid de largada da primeira corrida do fim de semana em Paul Ricard, que terá duração de 44 minutos e mais uma volta. Para domingo, serão realizados mais um treino classificatório e a derradeira prova em Le Castellet, desta vez com um pit-stop obrigatório entre as voltas 5 e 16.

Pietro Fantin:

"Paul Ricard vai ser um pouco diferente da Hungria pelo fato de eu já conhecer um pouco mais a pista. Nos testes feitos lá, a Arden Caterham mostrou bom potencial e um carro muito bem acertado. O António é sempre bem rápido lá, conhece bem a pista, e isso me dá a certeza de que temos condições de andar forte na França. É um circuito de alta aderência e muito técnico. Estou trabalhando bastante para ter um fim de temporada bastante positivo com essas duas últimas etapas em 2013. Desde já, a torcida é para que tenhamos um clima mais estável, que seja diferente da Hungria, onde esse fator nos atrapalhou um pouco. A minha expectativa para este fim de semana é voltar aos pontos nas duas corridas, e talvez até algo além disso."

Programação da World Series em Paul Ricard (horários de Brasília):

Sexta-feira (27):
6h30 às 7h30 - Treino livre 1
11h40 às 12h40 - Treino livre 2

Sábado (28):
3h55 às 4h25 - Classificação 1
8h35 - Corrida 1

Domingo (29):
6h às 6h30 - Classificação 2
10h30 - Corrida 2


Texto: EverSports
Foto: Dutch Photo Agency

Nenhum comentário:

Postar um comentário