quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pietro Fantin retorna às pistas e faz estreia em Hungaroring pela 7ª etapa da World Series

Animado por voltar a competir depois de quase dois meses de pausa e confiante após bom resultado na última corrida, na Áustria, curitibano corre pela primeira vez no circuito húngaro e mira novo top-10 para as duas corridas deste fim de semana



O tradicional circuito de Hungaroring será o cenário da sétima etapa da temporada 2013 da Formula Renault 3.5, principal categoria da World Series by Renault, neste fim de semana (13, 14 e 15). Em seu ano de estreia no certame, Pietro Fantin também vai debutar na pista húngara, mas está bastante motivado e confiante pelo desafio que terá pela frente. Motivado, por voltar a correr depois de uma providencial pausa de quase dois meses; confiante, por conta de sua grande performance na última corrida do campeonato, disputada em julho, no circuito Red Bull Ring, na Áustria, quando o piloto da Arden Caterham fechou a rodada com uma brilhante prova de recuperação, ultrapassando nada menos que 15 carros ao longo da corrida.

Durante esse tempo de pausa na temporada da World Series, no entanto, o curitibano, de 21 anos, não teve muito tempo de descanso. Pietro seguiu na Europa, onde trabalhou duro para aprimorar a parte física nos treinos na academia, além de participar de várias sessões no simulador da Arden, na Inglaterra. Tudo para se preparar adequadamente para as três corridas finais do campeonato. Além de Hungaroring, Paul Ricard e Barcelona são os circuitos que a categoria vai visitar até o fim do ano.

A expectativa de Fantin para o fim de semana na Hungria é bastante positiva. Apesar de só conhecer o traçado de Hungaroring graças às sessões no simulador, Pietro confia no histórico recente de sua equipe no circuito, de 4.381 metros de extensão e 15 curvas, a maioria de média e baixa velocidade. Seu atual parceiro de time, o luso António Félix da Costa, venceu a corrida 2 em 2012. Desta forma, o brasileiro coloca o piloto português como referência numa pista considerada técnica e bastante desafiadora.

Na visão de Pietro, um dos principais desafios para os próximos dias é encontrar o melhor ritmo de classificação e, consequentemente, obter uma boa posição de largada. Uma das características de Hungaroring é o fato de a pista não proporcionar muitos pontos de ultrapassagem, de modo que largar na frente acaba sendo fundamental para a conquista de um bom resultado. E esta, obviamente, é a meta de Fantin: seguir evoluindo na temporada e somar pontos importantes na etapa da Hungria.

A programação da sétima etapa da Formula Renault 3.5 começa nesta sexta-feira com a realização de dois treinos livres, com duração de uma hora cada. No sábado, os 26 pilotos do grid disputam a sessão classificatória que define o alinhamento inicial da corrida 1, disputada no mesmo dia, com duração de 44 minutos e mais uma volta. Para o domingo, o cronograma é o mesmo de sábado, com um treino classificatório e a segunda e derradeira prova do fim de semana em Hungaroring. Neste caso, porém, os competidores terão de fazer um pit-stop obrigatório, entre as voltas 5 e 16, o que deve movimentar ainda mais a prova. A previsão do tempo aponta 80% de chance de chuva para sexta e sábado e, no domingo, a expectativa é de pista seca e temperaturas mais amenas do que de costume, com os termômetros marcando 21ºC.

Pietro Fantin:

"Vai ser a minha primeira vez em Hungaroring, então aproveitei para fazer algumas sessões no simulador da Arden. Acho que vai ser bom, também por conhecer mais uma pista de Formula 1, que parece interessante e bem técnica, além de contar com um asfalto antigo e, por isso, bastante abrasivo. E como o carro da Arden foi competitivo no ano passado, acredito que será muito bom para nós este fim de semana. Um bom desempenho na classificação é muito importante, ainda mais em um circuito como o de Hungaroring. Sinto que preciso melhorar nesse ponto. A meta para o fim de semana é continuar evoluindo, antes de tudo, e cavar meu lugar entre os dez primeiros sempre, nos treinos e nas duas corridas. E, se puder andar mais à frente, melhor ainda."

Programação da World Series em Hungaroring (horários de Brasília):

Sexta-feira (13):
4h50 às 5h50 - Treino livre 1
9h30 às 10h30 - Treino livre 2

Sábado (14):
3h50 às 4h20 - Classificação 1
9h15 - Corrida 1

Domingo (15):
4h25 às 4h55 - Classificação 2
8h - Corrida 2


Texto: EverSports
Foto: Dutch Photo Agency

Nenhum comentário:

Postar um comentário