quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Francisco Marques largou na primeira fila na quinta rodada da Mitsubishi Lancer Cup

Competição foi disputada no último sábado, feriado de sete de setembro.



O autódromo Veloccitá, em Mogi Guaçú, no interior de São Paulo, recebeu no último sábado, dia sete de semebro, a quinta rodada dupla da Mitsubishi Lancer Cup. Na pista 17 competidores de várias regiões do país buscaram a vitória nessa categoria que tem apresentado grande crescimento ao longo da temporada.

Competindo em sua primeira temporada no automobilismo de competição, após vários anos correndo de kart, o brasiliense Francisco Marques (WPos | Lust Watches | Bony Açai | VIA | Motul | Nitro Race) mais uma vez mostrou que está em grande evolução e, após ter estado no top10 nos treinos livres, teve duas apresentações muito boas, largou da segunda posição na segunda bateria e agora ocupa a sexta posição no Campeonato, com 108 pontos conquistados.

O final de semana de Marques começou com os treinos livres para a etapa, realizados na tarde de sexta-feira. Testando diferentes configurações do carro em cada uma das sessões e, também, com pneus bastante desgastados no primeiro treino, Francisco conseguiu achar um bom acerto para o seu carro tanto para a condição de um conjunto mais aderente, como para uma situação de pneus mais desgastados e carro sem muita tração. No primeiro treino ele terminou com o décimo lugar, com o tempo de 1m50s975 e, no segundo, com o oitavo tempo ao estabelecer a marca de 1m50s332.

Na manhã de sábado os potentes Mitsubishi Lancer tomaram novamente o traçado para a tomada de tempos e as duas corridas. Na classificação, bastante confiante em seu carro, Francisco conseguiu um tempo muito com de 1m49s120 e, com isso, garantiu um lugar na quinta posição, abrindo a terceira fila do grid de largada.

Nas duas provas Marques teve atuações diferentes. Na primeira delas, muito combativo, o piloto lutou por posições durante os 30 minutos da corrida. Com arrojo e determinação ele conseguiu superar concorrentes bem mais experientes, mas, por condições de corrida, acabou perdendo u pouco de espaço também e, ao final, recebeu a bandeirada na sétima posição.

A segunda corrida trouxe à Marques a possibilidade de largar da primeira fila, na segunda posição. Animado o piloto fez uma excelente largada e manteve-se na segunda posição, na cola do líder. Francisco vinha bem, porém, muito pressionado pelos demais concorrentes, que tinha carros com rendimento muito parecido ao do brasiliense. Na tentativa de se manter na posição, na terceira volta, Marques travou as rodas na freada para a curva do "saca rolhas" e, com isso, perdeu a tangência ideal para a curva permitindo assim que vários concorrentes o superassem. Sem desanimar o piloto seguiu na pista, ainda conseguiu recuperar algumas posições, mas, recebeu a bandeirada na oitava posição.

Com o resultado Marques soma agora 108 pontos no Campeonato o ocupa a sexta posição. "Foi um final de semana muito bom em termos do desenvolvimento do carro e da confiança que venho adquirindo a cada etapa. O carro estava bom e, em algumas vezes, tenho de assumir que errei. Faz parte do aprendizado. Falta uma rodada para o final do Campeonato e estou a oito pontos da quarto lugar. Acredito que posso terminar a competição desse ano em quarto, o que já seria excelente para uma primeira temporada e, principalmente, levando-se em conta o nível dos meus concorrentes. Vou me dedicar bastante na preparação física e nos treinos de kart que, com certeza, irão me ajudar nas corridas decisivas", comentou o piloto.


Texto: Quick Comunicação
Foto: Ricardo Leizer

Nenhum comentário:

Postar um comentário