sábado, 28 de setembro de 2013

Formula 4: Gustavo Lima larga bem, fecha em 7º e abre corrida 2 na primeira fila em Donington Park

Brasiliense da HHC Motorsport ganhou quatro posições logo na primeira volta na abertura da última rodada tripla da temporada e cruzou a linha de chegada em sétimo, garantindo assim o direito de largar em segundo na corrida 2 na manhã de domingo no lendário circuito britânico.



A oitava e última rodada tripla da temporada inaugural da Formula 4 Inglesa teve seu início neste sábado (28) no tradicional circuito de Donington Park. Correndo debaixo de um tempo muito bom, os 18 pilotos do grid disputaram a sessão classificatória e também a primeira das três corridas deste fim de semana. Único brasileiro inscrito na etapa derradeira de 2013, Gustavo Lima foi um dos destaques da corrida, ganhou quatro posições só na largada e cruzou a linha de chegada em sétimo. O resultado garantiu ao piloto da HHC Motorsport um lugar na primeira fila da segunda prova, que está marcada para a manhã deste domingo. Outra corrida, a ser disputada no período da tarde, encerra a temporada regular da Formula 4.

Depois dos treinos livres de quinta-feira, Lima teve um dia livre para avaliar os acertos do seu carro e dar sequência ao seu fim de semana em Donington Park. Logo na manhã deste sábado, o brasiliense, de 17 anos, foi à pista para disputar a sessão classificatória, com duração de 20 minutos, definindo assim sua posição no grid de largada da primeira corrida da etapa final da Formula 4. Gustavo vinha com bom ritmo, mas uma inesperada bandeira vermelha acabou lhe prejudicando exatamente em sua volta final. Desta forma, restou ao jovem brasileiro largar em 11º.

Embora sua posição de largada não fosse a esperada, Lima mostrou agressividade e provou o quanto evoluiu ao longo de 2013. Talvez inspirado pelo ídolo Ayrton Senna, Gustavo quase repetiu a façanha do tricampeão e conquistou quatro posições na largada, pulando de 11º para sétimo na primeira volta. Um giro depois, o brasileiro subiu mais um degrau na corrida, passando em sexto. E assim foi durante praticamente todas as 12 voltas da peleja. No fim da disputa, o piloto acabou perdendo um pouco de rendimento e foi ultrapassado por James Fletcher, encerrando sua participação nesta tarde em sétimo.

Por conta da regra do grid invertido, Gustavo assegurou um lugar na primeira fila do alinhamento inicial da segunda corrida do fim de semana em Donington Park. O brasileiro vai abrir a prova ao lado do britânico Struan Moore e tem uma grande chance de conquistar seu primeiro pódio na temporada e fechar bem sua segunda temporada correndo nos monopostos.

Lima considerou seu desempenho no sábado bastante positivo. Outro piloto que tem muitos motivos para comemorar é Jake Hughes. Graças à vitória numa primeira etapa bastante disputada em Donington Park, o jovem piloto da Lanan Racing entrou para a história e faturou, com duas rodadas de antecipação, o primeiro título da Formula 4 Inglesa.

Gustavo Lima:

"O dia foi bem positivo. A classificação não foi das melhores porque, bem no momento em que eu estava fazendo minha volta rápida, veio uma bandeira vermelha, dava para ter melhorado bastante, mas faz parte. A largada foi muito boa, passei em sétimo na primeira volta e pulei para sexto em seguida. A corrida foi bastante intensa, já que estava no meio dos caras que brigavam pelo título, então todos arriscaram bastante, inclusive eu. O carro estava muito bom e meus tempos eram próximos dos ponteiros, mas ainda sinto que precisamos melhorar algo entre 0s2 e 0s3. Amanhã a previsão do tempo indica sol o dia todo, então vamos ver. Acredito que dá para beliscar um pódio para fechar a temporada com chave de ouro."

Resultados da 1ª corrida da Formula 4 em Donington Park (dez primeiros):

1) Jake Hughes, Lanan Racing, 12 voltas
2) Matty Graham, Sean Walkinshaw Racing, +2.154s
3) Seb Morris, Hillspeed, +4.306s
4) Charlie Robertson, HHC Motorsport, +5.029s
5) James Greenway, Frank T Greenway Racing, +8.678s
6) James Fletcher, Team KBS, +12.833s
7) Gustavo Lima, HHC Motorsport, +14.025s
8) Struan Moore, Hillspeed, +16.926s
9) Jake Dalton, Lanan Racing, +17.922s
10) Raoul Hyman, HHC Motorsport, +19.430s

Programação para etapa de Donington Park (horários de Brasília):

Domingo (29):
6h - Corrida 2
10h30 - Corrida 3


Texto: EverSports
Foto: XBP Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário