sábado, 28 de setembro de 2013

FIA GT: Cacá Bueno e Allam Khodair largam em quinto lugar na categoria Pro

Dupla do BMW Team Brasil mostra boa performance na chuva e está animada para as corridas deste domingo na Espanha. Átila Abreu e Sérgio Jimenez vão partir da nona colocação na categoria na Corrida Classificatória, que abre a rodada dupla em Navarra.


Mais um dia de muito trabalho e aprendizado para o BMW Sports Trophy Team Brasil, neste sábado (dia 28), no circuito de Navarra, na Espanha, palco da 5ª rodada dupla da FIA GT Series. Depois de dois treinos livres com pista seca, os pilotos foram para a tomada de tempos com chuva e enfrentaram situação de pista molhada. Apenas na Super Pole, a chuva parou e o asfalto foi secando.

No BMW Z4 #0, Cacá Bueno e Allam Khodair mostraram uma forte performance e vão largar em quinto na categoria Pro Cup e sexto no geral na Corrida Classificatória, que abre a rodada neste domingo (29), às 5h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo no SporTV 3. A dupla gostou do desempenho do carro na chuva e deixou a pista satisfeita. No BMW Z4 #21, Sérgio Jimenez e o estreante Átila Abreu já enfrentaram mais dificuldades e partem em nono na Pro Cup e 16º no geral. A pole ficou com o eslovaco Stefan Rosina e o alemão Marc Basseng, a bordo de uma Lamborghini Blancpain Reiter.

Além da Corrida Classificatória, o domingo ainda terá a Corrida Principal - a partir das 9h15 de Brasília, com exibição em VT no SporTV às 11 horas. Essa prova terá seu grid definido pela posição de chegada na corrida 1.

Mais que a posição no grid, Bueno e Khodair comemoraram ter sido a melhor BMW no grid, superando inclusive a equipe oficial alemã, que está disputando a etapa com os pilotos Karun Chandhok e Yelmer Burrman, este último vice-campeão da categoria em 2012. Além disso, a dupla ficou a apenas três décimos do tempo da pole. E também superou os líderes do campeonato, Stephane Ortelli e Laurens Vanthoor (Audi R8 LMS), que largam em sétimo.

Agora, eles torcem para que a chuva volte novamente neste domingo. "Espero que chova um pouco mais", brincou Cacá. "Enquanto tinha muita água na pista, eu estava me mantendo entre os três primeiros no classificatório. Conforme a pista foi secando, a gente caiu um pouco e isso mostra a dificuldade que estamos tendo esse ano de velocidade de saída de curva. Mas, na chuva, com o excelente equilíbrio do carro, a performance foi muito boa", destacou o carioca.

"Espero poder brigar pelo pódio amanhã. Já tivemos a chance na Eslováquia e acabou não acontecendo. Se chover, eu acho que temos chances. Se secar, complica um pouco. Apesar de ainda faltar um pouco, estou satisfeito com o trabalho", completou Bueno.

Khodair também falou sobre a chuva, que era inesperada. "A chuva pegou a gente de surpresa, mas foi uma surpresa positiva. O desempenho do carro nessas condições foi muito bom. Sem dúvida, foi um dia que saímos no lucro, principalmente porque perdemos praticamente toda a segunda sessão de treinos livres para a troca do diferencial. Estou animado e vamos pra cima para buscar este pódio", disse o piloto paulista.

No BMW Z4 #21, Átila Abreu - que substitui Ricardo Zonta - teve mais um dia de trabalho duro. Depois dos testes de sexta no seco, dos treinos livres no seco, logo na primeira classificação o piloto teve de enfrentar pista molhada. "Mais uma vez tive de aprender as reações do carro nestas condições. Não sabia como funcionava o controle de tração e faltou alguns ajustes no acerto para melhorarmos. Agora é pensar em fazer uma boa largada, manter um bom ritmo na prova e também treinamos bastante a troca de pilotos, para tentar ganhar posições nos boxes e buscar um Top 6", comentou.

O companheiro Jimenez também torce por um resultado melhor durante as provas. "Mais um dia difícil e não conseguimos desenvolver o carro como gostaríamos. Na classificação, choveu e mudou tudo. Fomos para um caminho de acerto que não funcionou tão bem", explicou o piloto de Piedade, no interior de São Paulo.

Veja o grid de largada para a Corrida Classificatória:

Super Pole

1. M. Basseng / S. Rosina (Lamborghini Blancpain / Lamborghini LP560-4) 1min49s595 *
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT / Audi R8 LMS) 1min49s660 *
3. N.Mayr-Melnhof/O.Jorvis (Team WRT / Audi R8 LMS) 1min49s670 *
4. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) 1min49s746 *
5. C.Campanico / M.Ammermüller (Novadriver / Audi R8 LMS) 1min49s776 **
6. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 1min49s939 *
7. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT /Audi R8 LMS) 1min50s087 *
8. C. Sdanewitsch / M. Rugolo (AF Corse / Ferrari 458 Italia) 1min50s385 ***
9. S. Dusseldorp / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3) 1min50s392 *
10. A. Buncombe / L.Ordonez (Nissan GT Academy Team RJN / Nissan GT-R) sem tempo *

16. A. Abreu / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) 1min50s814 *

* Categora Pro
** Categoria Pro-Am
*** Categoria Gentleman Trophy

Confira os horários da 5ª etapa da FIA GT Series na Espanha (horários de Brasília):

Domingo, dia 29 de setembro
4h00 às 4h20 - Warm up
5h15 às 6h15 - Corrida Classificatória (resultado define grid da Corrida Principal)
9h15 às 10h15 - Corrida Principal

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após quatro etapas (oito corridas):

1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 94
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 75
3. R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 63
4. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
5. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 39
6. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 37
7. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 31
8. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 30
9. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29
R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29


Texto: FG Com
Foto: Tijem Photo Agency

Nenhum comentário:

Postar um comentário