sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Brasília recebe a Copa Petrobras de Marcas

Quinta etapa da temporada pode começar a definir favoritos na briga pelo título de 2013. Treinos começam neste sábado no autódromo do Distrito Federal. Fórmula 3 Sul-americana integra o evento que terá quatro corridas, uma no sábado e três no domingo.



Com tudo praticamente pronto para a quinta etapa da Copa Petrobras de Marcas, equipes e pilotos já pensam nos treinamentos marcados para este sábado no Autódromo de Brasília, que recebe a categoria pela segunda vez na temporada. A primeira atividade de pista dos carros de Turismo acontece a partir das 9h50, com o grupo que tem os oito primeiros colocados na classificação geral. A segunda série tem do nono ao último classificado.

Nesse segundo grupo estarão duas novidades. Na verdade, uma novidade na J.Star Racing. Velho conhecido da categoria, onde inclusive já conquistou vitórias, Thiago Marques entra no lugar de Allam Khodair e o estrerante Marcus Leão ocupa a vaga de Leandro Romera. Os dois estão garantidos até o final da temporada. Eles disputam agora em Brasília, em Tarumã dia 27 de outubro, em Cascavel dia 17 de novembro e encerram o ano dia 1º de dezembro em Curitiba, quando a pontuação das duas provas será dobrada.

O treino classificatório está marcado para este sábado a partir das 16h10 com todos os pilotos representando as cinco montadoras: Mitsubishi, Ford, Chevrolet, Honda e Toyota. A primeira corrida da quinta rodada dupla será domingo às 9h05 e a segunda às 12h45.

A liderança está nas mãos de Ricardo Maurício (Honda Civic), atual campeão da Copa Petrobras de Marcas. Ricardinho tem 114 pontos contra 102 de Galid Osman (Toyota Corolla XRS), 99 de Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), 95 de Alceu Feldmann (Honda Civic) e 87 de Denis Navarro (Toyota Corolla XRS).

Na última corrida, realizada em Curitiba, chamou a atenção a boa performance de Vitor Meira, que levou seu Ford Focus à primeira vitória na temporada e a um excelente segundo lugar, numa demonstração de que a montadora norte-americana conseguiu bom equilíbrio do carro principalmente na mão de um piloto experiente como Meira. Também integram a Copa Petrobras de Marcas o Chevrolet Cruze e o Mitsubishi Lancer GT.

Entre as montadoras a primeira colocação é da Toyota, com 264 pontos e é seguida de perto pela Honda (235), pela Chevrolet (160), pela Ford, com 137 e pela Mitsubishi com 121.

Junto com a Copa Petrobras de Marcas estará, como em todas as etapas de 2013, a Fórmula 3 Sul-americana, a principal e mais respeitada categoria continental de monopostos. Um dos destaques é Felipe Guimarães, que disputava simultaneamente a Fórmula 3 Inglesa, onde no último final de semana conquistou importante vitória em Nurburgring, na Alemanha, e fechou o campeonato em quarto lugar. Na F3 Sul-americana, em dez corridas no ano, Felipe venceu sete.

No entanto a liderança está nas mãos de Raphael Raucci, que tem na regularidade na zona de pontuação sua grande marca. Ele venceu duas no ano e está na frente com 157 pontos contra 140 de Felipe Guimarães. Neste final de semana (uma corrida será no sábado e a outra no domingo), muita coisa pode acontecer nessa briga pelo mais importante título continental de monopostos.

Na Fórmula 3 Light a ponta está nas mãos do argentino Bruno Etman, com 159 pontos seguido de perto pelo brasileiro Artur Fortunato (122) pelo argentino Moisés Federico (75) e pelo experiente Elias Azevedo (73). A curiosidade é que Elias Azevedo é pai de Duda Azevedo, que em 2002 se sagrou campeão da F3 Light.

A primeira prova será no sábado às 16h55 e a segunda domingo a partir das 10h25.

Mais informações no site www.brasileirodemarcas.com.br


Texto: Vicar Brasil
Foto: Bruno Terena - Vicar

Nenhum comentário:

Postar um comentário