domingo, 29 de setembro de 2013

BMW Sports Trophy Team Brasil tem dia difícil, mas duplas pontuam em Navarra

Incidentes, batidas, condições de tempo instáveis impediram as duplas Cacá Bueno/Allam Khodair e Sérgio Jimenez/Átila Abreu de brigarem por melhores resultados na pista espanhola.


O domingo em Navarra, na Espanha, - que marcou a disputa da 5ª e penúltima etapa da temporada 2013 da FIA GT Series - tinha tudo para ser uma das melhores rodadas para o BMW Sports Trophy Team Brasil. Uma série de fatores, no entanto, acabou prejudicando os resultados finais das duplas Cacá Bueno/Allam Khodair e Sérgio Jimenez/Átila Abreu, que mesmo assim chegaram na zona de pontuação.

A Corrida Classificatória, pela manhã, começou com pista molhada. Bueno, que largaria da sexta posição no geral, enfrentou um imprevisto eletrônico, que obrigou o piloto carioca a partir dos boxes e em último. Apesar disso, ele vinha recuperando bem e já era o décimo, quando parou para a troca de pilotos e pneus. Como a chuva havia parado a equipe - como a maioria do grid - decidiu colocar os pneus slicks, mas no final voltou a chover. A dupla do BMW Z4 #0 terminou em 10º no geral e quinto na categoria Pro Cup, marcando pontos.

Abreu, que estreou no lugar do paranaense Ricardo Zonta, e Jimenez também arriscaram com a troca pelos slicks. No final, quando a chuva apertou, fizeram uma segunda parada para colocar pneus de chuva, mas a estratégia não deu certo. Eles ficaram em 17º no geral e oitavo na Pro Cup. A corrida determinou as posições de largada para a Corrida Principal, disputada algumas horas depois.

Já com pista seca, a segunda prova do dia começou bem para Khodair. O piloto logo era o sétimo colocado, conquistando três posições, e vinha num bom ritmo, quando foi acertado pela Mercedes SLS AMG do piloto Alon Day. Com um pneu furado no toque, o brasileiro precisou fazer a troca e perdeu várias colocações. Na metade da prova, Cacá assumiu a pilotagem e o ritmo era muito bom, com o piloto andando entre os mais rápidos na pista, mas como já estavam atrás não foi possível recuperar. Eles terminaram em 12º no geral e ficaram em sétimo na Pro Cup, marcando novos pontos. A dupla ocupa a décima posição no campeonato, com 37 pontos.

Jimenez e Abreu conseguiram um resultado ainda melhor na última prova do dia com o BMW Z4 #21. Largaram em 17º e ficaram em oitavo no geral e sexto na categoria Pro, também pontuando. Jimenez também está em décimo no campeonato, com 37 pontos. O estreante Abreu aparece em 19º, com oito pontos.

O português Alvaro Parente e o francês Sebastien Loeb dominaram o final de semana e venceram as duas corridas a bordo de uma McLaren MP4-12C.

"Tinha tudo para ser o melhor final de semana do ano para nós. Classificamos em sexto, a três décimos do pole, mas depois disso as coisas não funcionaram como gostaríamos", lamentou Bueno. "Na primeira corrida, tivemos de largar dos boxes e isso já complicou todo o fim de semana. Recuperamos, chegamos até o décimo lugar, mas erramos na estratégia com os pneus slicks e demos azar porque voltou a chover", explicou.

"Na segunda corrida, largamos em décimo, já estávamos em sétimo, vínhamos avançando, tínhamos tudo para chegar entre os cinco primeiros no geral, mas ai uma Mercedes deu um toque no Khodair e furou o pneu", continuou Cacá. "Quando entrei, o carro era bom, comprovou o que a gente sabia do treino. Éramos o terceiro carro mais rápido na pista, consistentemente, sem desgaste nenhum e com ritmo muito bom. Se estivéssemos na frente, era ritmo de brigar pelas primeiras posições", completou o piloto.

Khodair também lamentou a batida sofrida por Alon Day, que foi punido com um drive through. "Ele já tinha me tocado duas voltas atrás. Ele errou a freada, então acho que ele estava um pouco desequilibrado naquele momento. É coisa de corrida, mas a gente fica triste, porque a largada tinha sido muito boa, o ritmo estava melhorando e tínhamos chances de terminar entre os quatro primeiros. Ele foi punido, mas isso não resolve nada pra gente. Ele tentou me passar em um lugar que a gente faz a mais de 150 km/h e não é um ponto de ultrapassagem. Acabou furando o meu pneu e comprometeu toda a prova. Agora, vamos pra próxima, que será em um circuito de rua e acho que temos mais chances", avaliou o paulista.

Para o estreante Átila Abreu, a experiência foi gratificante, mesmo sem o resultado esperado. "Foi um fim de semana de muito aprendizado. A categoria tem uma dinâmica diferente, com troca de pilotos, mas eu gostei bastante. Na primeira corrida, arriscamos na troca de pneus e chegamos em 17º. Na segunda prova, conseguimos evoluir, não me envolvi em acidentes e marcamos pontos no campeonato, o que é importante", ressaltou o piloto de Sorocaba, interior de São Paulo.

O companheiro Jimenez também ficou satisfeito com o rendimento do novo parceiro. Só lamentou alguns imprevistos, especialmente com os freios, que não permitiram uma melhor performance. "O ritmo do nosso carro não era tão bom com pista seca. Tivemos que poupar no final para terminar a segunda prova, que foi totalmente no seco. Tínhamos que frear muito cedo e o carro não se comportava como deveria nessas condições. No final, depois de ter largado em 17º, até que foi um bom resultado chegar entre os dez primeiros", finalizou.

A etapa final da FIA GT Series será realizada em Baku, no Azerbaijão. A princípio marcada para o dia 20 de outubro, a rodada foi adiada para 24 de novembro.

Confira os resultados das provas deste domingo na Espanha:

Corrida Principal
1. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) 36 voltas em 1h01min29s083 *
2. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) a 21s087 *
3. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT / Audi R8 LMS) a 29s855 *
4. A. Simonsen/S. Alfanasiev (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG) a 33s742 **
5. N.Mayr-Melnhof/O.Jorvis (Team WRT / Audi R8 LMS) a 40s601 *
6. S. Doherty / W. Reip (Nissan GT Academy Team RJN / Nissan GT-R Nismo) a 41s760 **
7. S. Dusseldorp / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3) a 50s599 *
8. A. Abreu / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) a 52s220 *
9. C.Campanico / M.Ammermüller (Novadriver / Audi R8 LMS) a 1min03s264 **
10. G. Tweraser /H. Proczk (GTR Grasser Racing / Lamborghini LP560-4) a 1min12s547 **
12. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) a 1min35s720 *

Corrida Classificatória
1. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) 33 voltas em 1h01min40s027 *
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT / Audi R8 LMS) a 10s387 *
3. G. Tweraser /H. Proczk (GTR Grasser Racing / Lamborghini LP560-4) a 25s106 **
4. A. Simonsen/S. Alfanasiev (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG) a 51s659 **
5. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C) a 1min09s947 *
6. C.Campanico / M.Ammermüller (Novadriver / Audi R8 LMS) a 1min14s243 **
7. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT /Audi R8 LMS) a 1min17s302 *
8. C. Sdanewitsch / M. Rugolo (AF Corse / Ferrari 458 Italia) a 1min37s430 ***
9. P. Cunha / M. Stumpf (ACL by Rodrive / Lamborghini LP560-4) a uma volta **
10. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) a uma volta *
17. A. Abreu / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4) a duas voltas *

* Categora Pro
** Categoria Pro-Am
*** Categoria Gentleman Trophy

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) - após cinco etapas (dez corridas):

1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 101
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 96
3. Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 75
4. R.Rast (Team WRT Audi R8 LMS), 63
5. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 63
6. Alon Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG), 63
7. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 61
8. M. Buhk (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
9. S. Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 39
10. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 37
S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 37
15. R. Zonta (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29
19. A. Abreu (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 8


Texto: FG Com
Foto: Tijem Photo Agency

Nenhum comentário:

Postar um comentário