quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dez pilotos com passagem pela Fórmula 1 estarão na Le Mans 6 Horas de São Paulo

Entre os participantes da etapa brasileira do FIA WEC estão nomes conhecidos do público como Bruno Senna, Giancarlo Fisichella, Kamui Kobayashi e Allan McNish, líder da categoria LMP1.


O Autódromo de Interlagos receberá entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro 28 carros e 75 pilotos que disputarão a Le Mans 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira que completará a primeira metade da temporada 2013 do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Entre todos os participantes que tem participação confirmada na prova, dez deles possuem passagem pela Fórmula 1. O único brasileiro desta lista é Bruno Senna, que disputará a prova pela categoria LMGTE Pro a bordo de um Aston Martin Vantage V8.

Pela categoria LMP1, a principal do FIA WEC, serão cinco participantes. A equipe Toyota, vencedora da primeira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, contará com três pilotos com passagens na Fórmula 1. O britânico Anthony Davidson competiu pelas equipes Minardi, BAR, Honda e Super Aguri. O suíço Sébastien Buemi possui três temporadas disputadas pela Toro Rosso, enquanto o francês Stéphane Sarrazin tem apenas uma aparição na Fórmula 1, justamente em Interlagos, quando substituiu Luca Badoer na Minardi.

O escocês Allan McNish, piloto da Audi e líder da atual temporada do FIA WEC, foi companheiro de equipe de Mika Salo na Fórmula 1, justamente na equipe Toyota, maior rival da montadora alemã pelo título na LMP1. Já o alemão Nick Heidfeld, que correrá em São Paulo pela Rebellion Racing, defendeu as equipes Prost, Sauber, Jordan, Williams, Mercedes e Lotus Renault.

Os outros pilotos com passagem pela Fórmula 1 participarão da categoria LMGTE Pro.
Além de Bruno Senna, com passagem por HRT, Lotus Renault e Williams, a categoria terá a presença de Gianmaria Bruni, piloto da Minardi em duas temporadas, que dividirá a pilotagem de uma das Ferrari F458 Itália da equipe AF Corse com Giancarlo Fisichella, que participou da Fórmula 1 entre 1996 e 2009, ano em que esteve na Force India e na Ferrari.

Além da dupla de italianos, a AF Corse contará ainda com o japonês Kamui Kobayashi, que correu por Toyota e Sauber, esta última até o ano passado. O último piloto da lista dos ex-Fórmula 1 é Pedro Lamy, que assim como Senna, correrá com um Aston Martin Vantage V8. O primeiro português a pontuar na principal categoria de monopostos do mundo defendeu Lotus e Minard entre 1993 e 1996.

A Le Mans 6 Horas de São Paulo terá a realização de dois treinos livres no dia 30, enquanto o dia 31 terá apenas uma atividade livre antes do classificatório. A largada para a etapa brasileira do FIA WEC acontece às 12h do dia 1º de setembro. Quem acompanhar o evento ainda assistirá provas do Porsche GT3 Cup Challenge e da Superbike.

FESTIVAL PARA FAMÍLIA
Mais do que um evento para os apaixonados por velocidade, a Le Mans 6h de São Paulo será um festival completo para toda família, não importando idade e gênero. Enquanto alguns dos carros mais modernos do mundo competem na pista de Interlagos, em espaços no interior do autódromo, quem comparecer terá atrações de lazer e cultura como exposições, shows musicais, parque para crianças e o espaço Village, uma mini cidade que concentrará estas atividades sempre envolvendo o assunto automobilismo no espetáculo.


Texto: Dinho Leme Comunicação
Foto: FIA WEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário