sábado, 31 de agosto de 2013

Audi garante primeira fila da Le Mans 6 Horas de São Paulo

Trio formado por André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler conquistou a pole position da categoria LMP1 e marcou as duas voltas mais rápidas da sessão. Pela LMP2 o Oreca 03-Nissan da equipe G-Drive Racing largará na frente.


O Audi R18 e-tron quattro pilotado pelo trio formado por André Lotterer, Benoit Treluyer e Marcel Fässler largará na pole position da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC. Na tarde deste sábado (31), Treluyer e Fässler obtiveram a melhor média de tempos, que leva em conta as duas melhores voltas dos dois pilotos que participaram do treino classificatório, com a marca de 1min21s303, garantindo a primeira posição geral e da categoria LMP1. De quebra eles fizeram a melhor volta do final de semana, com 1min20s784, tempo 1s6 mais rápido que a pole de 2012, obtida por Alexander Wurz com o Toyota TS030 - Hybrid.

A segunda colocação ficou com o outro Audi do grid, pilotado por Tom Kristensen, Loic Duval e Allan McNish, que obtiveram uma média apenas 50 milésimos pior em relação aos companheiros de equipe. O trio foi prejudicado por uma rodada durante a classificação. O Toyota TS030 - Hybrid de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stephane Sarrazin fechou a lista dos três primeiros colocados da categoria LMP1.

"Nós tentamos forçar ao máximo nas voltas, pois sabíamos que o outro carro da equipe estava muito rápido. O resultado mostra a importância de sermos constante e mantermos uma média rápida para conquistarmos a vitória", disse Fässler após a tomada de tempos.

"Minha voltas foram um pouco estressantes, porque peguei bandeira amarela nas duas primeiras voltas e o carro estava um pouco dianteiro para o meu estilo de pilotagem. Consegui força e fazer duas voltas boa que nos colocaram na primeira colocação. Marcel também fez um excelente trabalho e partir na frente é importante para que possamos diminuir a diferença para nossos companheiros no campeonato", concluiu Tréluyer.

Pela LMP2, a pole position foi conquistada pelo Oreca 03-Nissan da equipe G-Drive Racing, pilotado por Roman Rusinov, John Martin e Mike Conway. O trio conseguiu o tempo de 1min27s355. Luis Perez Companc, Nicolas Minassian e Pierre Kaffer largarão na segunda posição com outro Oreca 03-Nissan, da equipe Pecom Racing, enquanto Bertrand Baguette, Ricardo Gonzalez e Martin Plowman largarão na terceira posição.

"Fiz duas voltas achando que a segunda seria a melhor, mas tive que abortar e fazer uma terceira. Foi uma volta boa e eu voltei rápido para deixar mais oportunidades do meu parceiro tentar suas voltas. Temos alguns compostos diferentes de pneus e acredito que vamos saber quem escolheu qual durante a corrida", disse o Conway após a sessão classificatória.

"Acho que temos um bom ajuste e nosso carro está fazendo boas voltas. Amanhã será outra coisa. Amanhã pode ser, dependendo de como a corrida aconteça, que façamos pernas duplas na corrida, mas não é o programado inicialmente", falou Martin.

Os pilotos retornam a pista do autódromo de Interlagos neste domingo (1º) para a disputa da Le Mans 6 Horas de Interlagos. A largada está marcada para 12h.



Punição

O carro número 25 da categoria LMP2, pilotado por Tom Graves, James Walker e Robbie Kerr foi punido pela direção de prova por razões de segurança. A direção ainda definiu que Walker deverá iniciar a corrida.


Veja o grid de largada das categorias LMP1 e LMP2:

Classificatório LMP1:
1- André Lotterer/Benoit Treluyer/Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro/LMP1) - 1min21s303
2- Tom Kristensen/Loic Duval/Allan McNish (Audi R18 e-tron quattro/LMP1) - 1min21s353
3- Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stephane Sarrazin (Toyota TS030/LMP1) - 1min21s580
4- Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche (Rebellion Racing-Lola B12/60 Coupé-Toyota/LMP1) - 1min23s623

Classificatório LMP2:
1- Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway (G-Drive Racing/Oreca 03-Nissan/LMP2) - 1min27s355
2- Luis Perez Companc/Nicolas Minassian/Pierre Kaffer (Pecom Racing/Oreca 03-Nissan/LMP2) - 1min27s830
3- Bertrand Baguette/Ricardo Gonzalez/Martin Plowman (OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - 1min28s300
4- Christian Zugel/Gunnar Jeannette/Bjorn Wiedheim (Greaves Motorsport/Zytek Z11SN-Nissan/LMP2) - 1min28s318
5 - Thomas Holzer/Dominik Kraihamer/Jan Charouz (Lotus T128/LMP2) - 1min28s556
6- Olivier Pla/David Heinemeier Hansson/Alex Brundle (OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - 1min28s577
7- Kevin Weeda/Christophe Bouchut (Lotus T128/LMP2) - 1min30s169
8- Jaques Nicolet/Jean-Marc Merlin/Keiko Ihara (OAK Racing/Morgan-Nissan/LMP2) - 1min30s877
9- 2- Tom Graves/James Walker/Robbie Kerr (Delta-ADR/Oreca 03-Nissan/LMP2) - desclassificados


Texto: Dinho Leme Comunicação
Foto: Luca Bassani

Nenhum comentário:

Postar um comentário