sábado, 31 de agosto de 2013

Aston Martin garante pole da Le Mans 6h de SP na LMGTE-Pro

Pedro Lamy e Richie Stanaway colocaram modelo Vantage V8 na frente. Pela LMGTE-Am, Matt Griffin e Marco Cioci partem na pole position com uma Ferrari 458 Itália.


Pedro Lamy e Richie Stanaway largarão na pole position da categoria LMGTE-Pro da Le Mans 6 Horas de São Paulo, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, que acontece neste domingo (1º). No treino classificatório realizado na tarde deste sábado (31), os dois, que dividem a pilotagem de um Aston Martin Vantage V8 com Paul Dalla Lana, obtiveram o tempo de 1min33s209, garantindo a melhor média de tempos da sessão.

A segunda colocação no grid ficou com a dupla formada por Marc Lieb e Richard Lietz, dois décimos mais lentos que os líderes com um Porsche 911 RSR. O grupo dos três melhores foi fechado por Stefan Mucke e Darren Turner, mais rápidos dos três treinos livres. O brasileiro Bruno Senna, que divide a pilotagem de um Aston Martin Vantage V8 com Rob Bell, largará na sexta colocação, após uma rodada de seu companheiro.

Stanaway comemorou a pole position e lembrou que o trabalho foi todo feito pensando na corrida deste domingo. ‘’É um grande resultado. Esse é o meu primeiro ano de GT. Fizemos os treinos visando um bom ritmo de corrida e só saberíamos onde estávamos de verdade após o treino classificatório. Pedro e eu conseguimos fazer um grande trabalho e fazer voltas consistentes para conseguir a primeira posição’’, comentou Stanaway.

Lamy acredita que os rivais na disputa da LMGTE-Pro também estão fortes para a disputa da Le Mans 6h de São Paulo, mas acredita que o acerto encontrado hoje pode render um bom resultado. "Fizemos um bom trabalho no classificatório, estamos fortes e com certeza teremos uma boa corrida, mesmo correndo com três pilotos. Não somos tão competitivos quanto Ferrari e Porsche no consumo de combustível, mas vamos tentar atingir um consumo parecido", completa o piloto português.

Pela categoria LMGTE-Am a pole position ficou com Martin Griffin e Marco Ciotti, com o tempo de 1min34s577. A dupla, que divide a pilotagem de uma Ferrari 458 Itália com Jack Gerber, terá a companhia na primeira fila dos dinamarqueses Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Nicki Thiim. Fernando Rees, que divide a pilotagem de um Chevrolet Corvette com Patrick Bornhauser e Julien Canal, partirá da sétima colocação.

"Nós trabalhamos muito no ritmo de corrida no terceiro treino, mas descobrimos que tínhamos uma boa chance de lutar pela pole. É importante partir da frente, porque essa é uma pista muito difícil de ultrapassar", disse Marco Cioci após o classificatório.

"Eu fiz uma volta boa, estava em primeiro, mas caímos para a segunda colocação. Quando você está rápido é difícil tirar um pouco mais. Continuei tentando, mas a volta seguinte foi pior. Me concentrei e fiz uma volta boa o suficiente para me colocar na primeira posição, conclui Griffin.

Punições

A direção de prova puniu o carro 61 da categoria LMGTE-Am por não respeitar a altura mínima do solo e largará no final do grid de sua categoria.

A direção de prova puniu os carros 57 e 76 da categoria LMGTE-Am por não completarem o mínimo de voltas estabelecido pelo regulamento no treino classificatório e largarão no final do grid de sua categoria.

A Le Mans 6 Horas de São Paulo acontece neste domingo, com largada marcada para 12h. Veja o grid de largada das categorias LMGTE-Pro e LMGTE-Am:

Classificatório LMGTE-Pro:
1- Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - 1min33s209
2- Marc Lieb/Richard Lietz (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - 1min33s461
3- Stefan Mucke/Darren Turner (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - 1min33s483
4- Kamui Kobayashi/Toni Vilander (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - 1min33s568
5- Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Pro) - 1min33s584
6- Bruno Senna/Rob Bell (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Pro) - 1min33s818
7- Jörg Bergmeister/Patrick Plilet (Porsche 911 RSR/LMGTE-Pro) - 1min34s027


Classificatório - LMGTE-Am
1- Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - 1min34s577
2- Vicente Potolicchio/Rui Aguas/Davide Rigon (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - 1min34s616
3- Stuart Hall/Jamie Cambell-Walter (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - 1min34s773
4- Christian Ried/Gianluca Roda/Paolo Ruberti (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - 1min35s027
5- Patrick Borhauser/Julien Canal/Fernando Rees (Chevrolet Corvette CX6-ZR1/LMGTE-Am) - 1min35s368
6- Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Nicki Thiim (Aston Martin Vantage V8/LMGTE-Am) - desclassificados
7- Tracy Krohn/Nicolas Jönsson/Maurizio Mediani (Ferrari F458 Italia/LMGTE-Am) - desclassificados
8- Raymond Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret (Porsche 911 GT3 RSR/LMGTE-Am) - desclassificados


Texto: Dinho Leme Comunicação
Foto: José Mário Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário