quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pilotos lançam Workshop de Pilotagem Avançada

Palestras e exercícios focados no motociclismo serão realizados em kartódromos.

James Stuart Hodge e Ronaldo Berg, dois nomes veteranos na prática do esporte a motor e motociclistas de longa data, lançam hoje o "Workshop de Pilotagem Avançada", uma oficina voltada ao aprimoramento da condução de motocicletas. A proposta visa complementar e aperfeiçoar os conceitos de pilotagem de motociclistas já habilitados com base nos princípios físicos que criam a condição de equilíbrio e direção desse veículo. O primeiro Workshop está previsto para o dia 24 no Kartódromo de Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, o que permite o melhor aproveitamento do tempo e oferece condições de segurança ideais para os exercícios práticos. James Stuart Hodge, explica que a proposta segue as teorias explicadas em seu livro "Motociclismo Avançado":

"Um dos principais pontos que eu abordo é o uso correto do contraesterço, algo que muita gente confunde com correção de derrapagem. Por força do condicionamento adquirido na condução de automóveis é comum que muita gente vire o guidão da motocicleta para a direção da curva, algo que é exatamente o oposto do que se deve fazer para inclinar a moto e iniciar uma mudança de direção e uma curva."

Companheiro de equipe de Emerson e Wilsinho Fittipaldi em seus tempos de Superkart, James Stuart Hodge é diplomado pela California Super Bike School, de Keith Code, e fez breve de aviões monomotor. Ronaldo Berg, seu sócio e amigo de longa data, disputou provas da categoria Turismo e foi o responsável pela Copa Peugeot de Rally de Regularidade e Velocidade e foi o responsável pela Volkswagen Motorsport nos anos 80; segundo Berg a pista de Aldeia da Serra será usada com exclusividade pelas motos no dia do Workshop.

"O kartódromo de Aldeia da Serra, que usaremos com exclusividade às segundas-feiras, oferece as condições ideais para reproduzir os exercícios com mais segurança e com a infraestrutura adequada, sem falar que sua concepção básica diminui o risco de acidentes."

O primeiro Workshop está confirmado para o dia 24 de junho e novas turmas estão previstas para as manhãs das segundas-feiras seguintes. Em breve serão anunciados datas e locais alternativos em outras cidades brasileiras.

Mais informações sobre o Workshop de Pilotagem Avançada podem ser obtidas através da internet pela página http://motociclismoavancado.blogspot.com.br.

Texto: Beepress
Foto: Cláudio Larangeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário